5 Dicas de Como Mudar de Vida Financeira (Organizar e Melhorar)

Por mais que você se esforce, você não consegue mudar sua vida financeira, seja apenas para ter um padrão de vida melhor, ou seja para se livrar de dívidas, ou seja por puro descontrole financeiro. Eu acredito que se você está lendo este artigo, é porque uma destas opções é o seu problema.

Bem, existem vários pontos a serem trabalhados e todos devem andar em sintonia. Não adianta ter um bom desempenho em algum ponto e ter total descaso com outros fatores importantes.

Eu resolvi criar este artigo, pois eu também já estive na mesma situação, e sentir-se perdido é uma das piores sensações neste momento em que a vida financeira não vai bem, portanto, respire fundo e prepare-se para ler e praticar estas dicas.

O Que Fazer Quando a Vida Financeira Vai Mal?

Primeiramente, eu posso lhe dizer com absoluta certeza de que você sabe muito bem qual é o real problema. A grande dificuldade não é encontrar o problema, mas combatê-lo. E a desculpa de um baixo salário não pode ser justificativa para não saber o que fazer quando a vida financeira vai mal. Inclusive irei dar dicas aqui mesmo neste artigo de como você pode aumentar a sua renda também.

o que fazer para vida financeira melhorar ajustar regularizar

Eu entendo que existem situações em que não nos resta alternativa a não ser adquirir uma dívida. Isto faz parte da vida, principalmente no Brasil, onde a maioria de nós não trabalha para viver, mas para sobreviver. Bem, então vamos ao que interessa.

Como Controlar, Organizar e Melhorar a Vida Financeira

O primeiro ponto chave de tudo tem que partir da sua vontade de mudar. Não adianta buscar uma ajuda ou um sistema milagroso para gerar dinheiro rápido, pois isso não existe. Você precisa trabalhar a sua mente para não se deixar levar por caminhos que vão atrapalhar a melhorar sua vida financeira. Acredite, isso não é papo de “palestra motivacional”. Você é o ponto chave de tudo. De que adianta ler este artigo, se você não irá colocar em prática as minhas dicas?

como mudar vida financeira controlar regularizar

Agora, partindo do princípio de que você está determinado, agora vem a parte prática. Chegou a hora de colocar a mão na massa. Antes de mais nada, faça uma lista, então, papel e caneta na mão ou faça numa planilha do Excel. Faça uma lista de todos os seus custos mensais. Aí vai uma dica: dificilmente você conseguirá completar a sua lista de primeira. No decorrer dos próximos dias, você vai se deparar refletindo sobre este artigo e lembrando de novos gastos que você não incluiu nessa lista.

Terminou a sua lista? Bem, agora eu vou te fazer algumas perguntas: nessa sua lista, você incluiu contas como: água, luz, telefone, alimentação, combustível, correto? Você lembrou de incluir a cerveja do final de semana? E aquele lanche fora de hora? E o netflix?

Ajustar e Colocar a Vida Financeira em Ordem

Pois é, a lista vai muito além do que imaginamos quando o assunto é colocar a vida financeira em ordem. Se você está preso a um salário, você precisa fazer certos sacrifícios. Seu padrão de vida precisa seguir o padrão do seu salário. Não adiante forçar a barra pois no fim das contas, o prejudicado será você. Pegue a sua lista e comece a numerar todos os custos por ordem de importância, por exemplo: aluguel (1), conta de luz (2), e assim por diante. O primeiro de tudo, é cortar o que não é essencial, ou seja, aquilo que está no final da lista de ordem de importância. Eu não estou dizendo para você deixar de ter seu lazer, mas você precisa rever a suas prioridades. É melhor um final de semana de balada e curtição gastando o dinheiro que você não tem ou a sensação de não ter dívidas?

E não venha me dizer “pra você é fácil falar, você é rico!“. Antes de ser rico, eu fui pobre e endividado e sofri até ajustar a vida financeira. Eu também não tinha nenhum controle financeiro. Até o dia em que eu resolvi mudar de vida. Não foi fácil. Foram incontáveis finais de semana em casa, amizades (de balada) perdidas, entre outros. Mas no fim tudo valeu a pena. O caminho até chegar neste ponto de liberdade financeira é o segredo de tudo. Você precisa passar por ele se quiser mudar de vida. Não existe alternativa fácil, pois se houvesse, todo mundo seria rico.

Me objetivo neste artigo vai muito além de organizar a vida financeira, mas de fazer você entender que existe uma saída e também existe muito mais do que isso. Não pense em se livrar das dívidas, pense grande. Pense em como você pode ter uma vida financeira incrível onde muitos sonham e poucos realizam.

Aprendendo Como Controlar a Vida Financeira

Bem, aprendemos até aqui que para começar a desbloquear a vida financeira, você precisa inicialmente cortar o que não é essencial. Outro inimigo de seus problemas pode ser o cartão de crédito. Faça um teste de não usar o cartão de crédito, principalmente compras parceladas e coisas desnecessárias. Analise a sua última fatura e veja tudo que você pode descartar no próximo mês. Acredite, é dando atenção a estas pequenas coisas que se começa a regularizar a vida financeira.

Não dá simplesmente para organizar a vida financeira sem começar pela essência. Esta tem que ser a sua primeira atitude. Você precisa enxugar seus gastos para depois começar uma nova fase de melhora financeira.

Agora vamos a outro ponto importante: vícios e maus hábitos. Talvez a lista que você fez anteriormente já tenham estas informações, mas não custa nada dar uma reforçada nisso aqui. Este é mais um processo de reflexão onde você deve parar e pensar: estes gastos são realmente necessários?

5 Dicas para Mudar a Sua Vida Financeira

Bem, depois deste processo para enxugar seus gastos, agora vem as dicas das quais vocês devem seguir para ter uma vida financeira estável. Algumas dizem respeito a reeducação financeira, outras dizem respeito a mindset e outras são alternativas para você gerar uma renda extra e ter um pouco mais de tranquilidade com as suas contas.

1. Necessário x Supérfluo

Eu, particularmente, cortei de vez TUDO que não era necessário. E devo admitir que foi um pouco radical, mas que valeu muito a pena. A escolha e a consciência é sua, então, pare e pense bastante. Esta é sem dúvida a primeira iniciativa nesta nova fase da sua vida. Reinvente também! Vamos supor que você ama livros e tem que comprar um livro todo mês. Já pensou em comprar a versão digital que é mais barata ou participar de grupos de troca de livros?

2. Cartão de Crédito

Este é um inimigo das boas práticas financeiras. O cartão de crédito nos dá a falsa sensação de que tudo cabe no bolso, principalmente as compras parceladas, quando na verdade não cabe. Compre tudo à vista. Você precisa ter consciência do que sai do seu bolso, e as compras no crédito são muito difíceis de controlar, especialmente pessoas que tem dificuldade em controlar a vida financeira.

3. Use o tempo a seu favor

Esta dica pode ser usada em conjunto com as próximas dicas onde eu vou sugerir opções de renda extra. Otimize seu tempo, pois aquelas horas sentado vendo as redes sociais não são produtivas. É um tempo perdido no qual você poderia estar fazendo algo para aumentar os seus ganhos e ter sorte na vida financeira as vezes é uma questão de aproveitamento melhor do tempo.

4. Renda alternativa

Se mesmo fazendo todos os cortes, a conta ainda não fechar no final do mês, então pense em ter uma segunda fonte de renda. Não precisa ser um emprego formal com carteira assinada. Hoje, com todos os avanços tecnológicos, já é possível fazer muita coisa de forma autônoma. Você pode ser um freelancer em sites como o Workana ou Vinte Plia. Se você tem carro, já pensou em ser motorista de Uber? Não precisa fazer isso o dia todo. As vezes com poucas horas por dia, você pode ter um capital extra e fechar o mês no positivo.

5. Bônus: Trabalhe em casa na horas vagas

Meu principal objetivo quando crie o LUCRANDO.NET, foi ensinar as pessoas a conseguirem ficar ricas através da internet, usando apenas o seu computador pessoal. Apesar da dica acima poder te gerar uma renda extra, seus ganhos serão ainda muito limitados. Se você pretende ter ganhos extraordinários e mudar a sua vida financeira, lei meu artigo sobre como ganhar dinheiro na internet.

Conclusão

Conseguir controlar a vida financeira é uma tarefa que exige dedicação e vontade própria de mudar de vida. Se fosse fácil, não existiria ninguém endividado ou pobre. pense a respeito e tire suas conclusões. lembre-se de que existe uma diferença muito grande em querer ficar rico e se esforçar para ficar rico. Todo mundo quer ficar rico, mas pergunte quantos destes estão tomando atitudes para que isso aconteça. É uma questão de escolha e de atitude. O caminho não é fácil, mas o final recompensa tudo.

Tags: | | | | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário